quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cena política brasileira

O lavrador perspicaz conhece
o caminho do arado.
     O senhor FHC contribuiu para que o Lula fosse eleito presidente e desencadeasse o maior escândalo de corrupção da história da humanidade.
      Ele deve saber que uma expressiva par-te dos brasileiros não querem mais o PT, PMDB, 
 PSDB e outros partidos envolvidos no magaescandalo citado.
      O senhor FHC deve ter a liberdade de falar o que quiser. Entretanto, deve ter a consciência de que fala para quem concorda com a corrupção, desonestidade e mentira, tão presentes na cena política brasileira nas últimas décadas.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Exemplo, respeito e democracia

"O lavrador perspicaz conhece
o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barbosa Souto,
meu pai, antigo lavrador, tabelião,
comerciante e Juiz de Paz.
In Memoriam.
Segundo o Estadão de hoje, 16 de janeiro, a sra. Gleisi Hoffmann “disse que o partido [dos Trabalhadores] sempre orientou os militantes a promover manifestações pacíficas”. Conforme o Globo, essa senhora afirmou que “para prender Lula, ‘vai ter que matar gente’, ...”.
As  perguntas  que  não  querem  calar:  (i) ela está pregando a paz ou o conflito? (ii) ela declarou que seria vítima ou algoz? Se for vítima, o Brasil ganhará; se for algoz, o sistema penitenciário perderá.

Melhor seria se todas as pessoas públicas pregassem a harmonia, a solidariedade e o progresso — elas seriam exemplo, receberiam respeito e contribuiriam para a verdade, liberdade e democracia.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Absolvição ou condenação


"O lavrador perspicaz conhece
o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barbosa Souto,
meu pai, antigo lavrador, tabelião,
comerciante e Juiz de Paz.
In Memoriam.


A liberdade é a virtude de optar somente pela verdade.
A verdade é a liberdade de jamais ser sujeito, objeto, vítima ou refém da mentira.
A democracia é o sistema construído por aqueles que — à luz da boa fé, coragem intelectual, coragem moral e coragem ética — acreditam e praticam a verdade e a liberdade.
A condenação do ex-presidente Lula a nove anos de reclusão será confirmada ou negada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4a. Região (TRF-4), em Porto Alegre, em 24 de janeiro de 2018 — um dia a entrar para os anais da História do Brasil.

Se a sentença for negada, haverá um grito de lamento, pois terá sido decretada a primazia do “poder nas mãos dos maus”, aproveitando expressão de mestre Rui. 
          Se a sentença for confirmada, ficará caracterizada a prevalência da verdade, liberdade e democracia.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Prioridades estratégicas: Educação e C&T


    Na carta intitulada “Excelência acadêmica requer cientistas treinados” (Fórum de Leitores do Estadão de hoje, 8 de janeiro), instigado por missiva anterior, de pesquisadores brasileiros, o doutor Vandré Casagrande Figueiredo compara estudo, pesquisa & desenvolvimento e ciência & tecnologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Unicamp.

Nesse sentido, o missivista dá uma aula sobre o que faz a diferença em favor do instituto americano, que mutatis mutandis pode ser estendido às principais universidades e centros de pesquisa dos países desenvolvidos. Infere-se inequivocamente que há uma linguagem a ser praticada nesse campo.
Num ano de eleição presidencial no Brasil, os candidatos deveriam atribuir maior relevância à compreensão dos grandes saltos transformadores da humanidade:
(i)         a saída do homem das cavernas;
(ii)      a descoberta da agricultura;
(iii)   a invenção do arco e flecha;
(iv)     a invenção do alfabeto e da linguagem escrita;
(v)        a invenção de técnicas metalúrgicas;
(vi)     a invenção da pólvora e da impressão de livros;
(vii)  a revolução industrial; e
(viii)  a revolução do conhecimento e da informação, a reboque das descobertas da eletrônica e da telemática.
Não é demais enfatizar que nenhum povo atingiu a condição de prevalência na história mundial, sem que haja a prevalência de metas associadas à transformação.
O que foi analisado na correspondência do doutor Figueiredo relaciona-se com a última transformação citada, a que nossos governantes hesitam em aderir prioritariamente, dado que a ausência de estadistas entre nossos políticos impede até mesmo sua alfabetização na linguagem adotada pelo articulista.
Enfim, é imperioso que os candidatos à Presidência da República assimilem essa linguagem, debatam os problemas e as soluções e passem a atribuir prioridade inequívoca, indiscutível e máxima para ciência & tecnologia e para seu fundamento básico, a educação — ou seja, a excelência acadêmica e a atuação dos cientistas devem, cotidianamente, estar na agenda do poder Executivo, do Parlamento, das demais instâncias do poder e, por último e de fundamental importância, no dia a dia dos cidadãos.
 Ademais, a primeira e fundamental medida é tornar a profissão de professor a mais valorizada e melhor remunerada do setor público — essa é a revolução que necessitamos.