sábado, 7 de abril de 2018

EDUCAÇÃO & CULTURA



IDEIAS-FORÇA PARA EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE
(NÍVEL POLÍTICO-ESTRATÉGICO)

“Se a educação é eficaz, o processo de transformação dos alunos pode ser iniciado no prazo de um ano. Se a educação é eficaz e continuada, o processo de transformação da comunidade e do país pode ser concretizado no prazo de cerca de seis décadas. Portanto, educação pode dar resultados em curto, médio e longo prazos.” (ARS)

Atenção! Críticas são colaborações necessárias, relevantes e bem-vidas. Portanto, não hesite nem se constranja, colabore e agregue valor!


PRIORIDADE ESTRATÉGICA DO BRASIL:
 EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE E 
CIÊNCIA & TECNOLOGIA & INOVAÇÃO



1.       VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
2.       MOTIVAÇÃO DO ALUNO
3.       ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

4.  AUMENTO DE DIAS-AULA-ANO
5.       PREVALÊNCIA DO MÉRITO
6.       AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA ADOTADA NAS ESCOLAS 
7.       ESTÍMULO E FOMENTO PARA A DIVULGAÇÃO, O ENSINO E A PRÁTICA DOS VALORES ESSENCIAIS DA NACIONALIDADE
8.       PRIORIZAÇÃO, ESTÍMULO E FOMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS GERAIS E REGIONAIS
9.       ESTÍMULO E FOMENTO DA DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERI
10.      REAVALIAÇÃO DA BASE CURRICULAR
11.    PRÁTICA ESPORTIVA
12.    EFICÁCIA NO EMPREGO DOS RECURSOS FINANCEIROS 
13.    AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS

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IDEIAS-FORÇA PARA EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE
(NÍVEL EXECUTIVO OU OPERACIONAL)

“A Educação & Cultura & Esporte possibilitam a obtenção do conhecimento e a Ciência & Tecnologia & Inovação possibilitam a transformação do conhecimento em riqueza.”  (ARS)


PRIORIDADE ESTRATÉGICA DO BRASIL:  EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE E CIÊNCIA & TECNOLOGIA & INOVAÇÃO.
- A E&C&E E A C&T&I TÊM PRIORIDADE ORÇAMENTÁRIA, COM PREJUÍZO, SE NECESSÁRIO, DOS DEMAIS CAMPOS DO PODER, À EXCEÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE.
- OS RECURSOS HUMANOS DE E&C&E  E  DE C&T&I  DEVERÃO SE TORNAR OS MAIS VALORIZADOS PROFISSIONAIS DO SETOR PÚBLICO.
- OS ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÃO, QUANDO COUBER, INDUZIDOS À ADOÇÃO DE MEDIDAS  SIMILARES ÀQUELAS DO NÍVEL FEDERAL


1.     VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
1.1.  EVOLUÇÃO PARA UMA DAS MELHORES CARREIRAS DO SETOR PÚBLICO 
1.2.  F\ADEQUAÇÃO E MELHORIA DA ORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE
1.3.  TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO
1.4.  REMUNERAÇÃO
1.5.  AVALIAÇÃO

2.     MOTIVAÇÃO DO ALUNO
2.1.  PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO
2.2.  EMPREGO DE MEIOS TECNOLÓGICOS
2.3.  ADOÇÃO DE TRABALHOS DE LABORATÓRIO E DE CAMPO QUE SIMULEM ASPECTOS DA REALIDADE
2.4.  AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES PELOS ALUNOS

3.     ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      3.1. ....
      3.2. .....

4.  AUMENTO DE DIAS-AULA-ANO E DE HORAS DIÁRIAS DE AULA
4.1.  DE 200 PARA 230 DIAS-AULA-ANO E DE 4 PARA 6 HORAS DE AULA POR DIA
4.2.  REFERÊNCIAS – PADRÕES ESTRANGEIROS DE DIAS-AULA-ANO
4.2.1.    COREIA DO SUL – 240
4.2.2.    EUROPA – 230
4.2.3.    ESTADOS UNIDOS – 210 A 220

5.     PREVALÊNCIA DO MÉRITO
5.1.  PREVALÊNCIA DO MÉRITO DE DOCENTES E DISCENTES
5.2.  VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DA EFICÁCIA DOS DOCENTES
5.3.  CORREÇÃO DOS CASOS DE INEFICÁCIA
5.4.  ADOÇÃO DO MÉRITO PARA ACESSO À UNIVERSIDADE
5.5.  AMPLIAÇÃO DO  PROCESSO EDUCACIONAL PARA SEGMENTOS DESFAVORECIDOS

6.     AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA ADOTADA NAS ESCOLAS
6.1.  A BIBLIOGRAFIA DEVE CORRESPONDER AOS ANSEIOS DA TOTALIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
6.2.  NÃO DEVEM SER ADOTADOS LIVROS QUE CORRESPONDAM À PREFERÊNCIA DE DETERMINADAS CORRENTES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS

7.     ESTÍMULO E FOMENTO PARA A DIVULGAÇÃO, O ENSINO E A PRÁTICA DOS VALORES ESSENCIAIS DA NACIONALIDADE
7.1.  VERDADE, LIBERDADE E ÉTICA
7.2.  CIVISMO, PATRIOTISMO E VALORIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
7.3.  RESPEITO AOS DIREITOS DE TODOS, S/PRIVILÉGIO DE QUAISQUER SEGMENTOS
7.4.  ELIMINAÇÃO DE PRECONCEPÇÕES PREJUDICIAIS ÀS MINORIAS E AOS IDOSOS, SEM A EFETIVAÇÃO DE PRIVILÉGIOS

8.     PRIORIZAÇÃO, ESTÍMULO E FOMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
8.1.  CANALIZAÇÃO DOS ESTÍMULOS FINANCEIROS PARA  EVENTOS CULTURAIS ACESSÍVEIS À MAIORIA DA POPULAÇÃO, CUJO ACESSO É HISTORICAMENTE RESTRITO
8.2.  MAPEAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS REGIONAIS QUE DEVERÃO RECEBER PRIORITARIAMENTE UMA PARCELA DE ESTÍMULOS FINANCEIROS

9.     ESTÍMULO E FOMENTO DA DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERIOR
9.1.  EM PARCERIA COM O MIN EXT, FORMULAR UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E AÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERIOR

10.     REAVALIAÇÃO DA BASE CURRICULAR
10.1.  A BASE CURRICULAR DEVE ESTAR CONSENTÂNEA COM O FUNDAMENTO BÁSICO QUE É A ATRIBUIÇÃO DE PRIORIDADE FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO
10.2.  A BASE CURRICULAR DEVE SE SUBMETER A DOIS PARADIGMAS: A DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA E A INTEGRIDADE DO PAÍS E DA NAÇÃO

11.  PRÁTICA ESPORTIVA
11.1.   SESSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA
11.2.   ESTÍMULO AOS ESPORTES COLETIVOS
11.3.   CRIAÇÃO DE EQUIPES EM CADA TURMA, PELO MENOS DE FUTEBOL, HANDEBOL, VÔLEI E BASQUETE
11.4.   COMPETIÇÃO ANUAL

12.  EFICÁCIA DO EMPREGO DOS RECURSOS FINANCEIROS
12.1.   ELIMINAÇÃO DA CORRUPÇÃO (ESTIMADA EM 15%)
12.2.   REDUÇÃO DA MÁ GESTÃO (ESTIMADA EM 25%)

13.  AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
13.1.   AUMENTO REAL TODOS OS ANOS
13.2.   AUMENTO MAIOR DO QUE A TAXA DO ORÇAMENTO DO PAÍS 

Nota. Elaborar as ideias-força de C&T&I na mesma linha destas ideias-força.

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Revisão 1: 14/Abr/2018
Revisão 2: 21/Abr/2018
Revisão 3: 11/Mai/2018
Revisão 4: 22/Mai/2018
Revisão 5:    4/Jul/2018

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Um comentário:

  1. Tudo isso é muito interessante e profícuo. Como as ideias estão em tópicos, falta detalhá-las, coisa que eu gostaria muito de contribuir. prof.carlosgomes@gmail.com

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