terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Almoço na Cabana da Mantiqueira


Em março de 1966, os estudantes sul-matogrossenses Carlos Alberto Flores Anunciação, Enivaldo Carneiro Bucker, Izaías dos Anjos Souza, Nei Alves de Carvalho, Sérgio Dutra Nunes, Vitor Hugo da Rosa Angelini e este relator (Aléssio Ribeiro Souto) comemoraram o ingresso na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAr), almoçando no tradicional restaurante Cabana da Mantiqueira, em Barbacena-MG.
Em continuidade ao breve relato da inesquecível reunião no sopé das emblemáticas elevações e reentrâncias alterosas — enfatize-se, designação um tanto poética do histórico estado de Minas Gerais — é oportuno relembrar o destino dos jovens participantes, em suas respectivas trajetórias de acesso ao período de vida pós-profissional.
Carlos Alberto, campo-grandense, encerrou a carreira militar como coronel aviador; e voltou-se para a condição de agricultor e produtor de soja em Goiás.
Enivaldo, também campo-grandense, do alto de seu 1,95 m de dimensão vertical, tornou-se prestigioso advogado em Campo Grande-MS.
Izaías, aquidauanense de boa cepa, encerrou a carreira militar como coronel aviador da Aeronáutica; e tornou-se professor PhD e intelectual militante.
Nei, também oriundo de Aquidauana, encerrou a carreira militar como coronel do Exército; e prosseguiu trabalhando na Força Terrestre, ultrapassando duradouros e produtivos 50 anos de serviço.
Sérgio, também campo-grandense, encerrou a carreira militar como coronel do Exército; e abraçou a vocação inicial de fazendeiro e produtor rural em Mato Grosso do Sul.
Vitor Hugo, outro campo-grandense, encerrou a carreira militar como coronel aviador; prosseguiu na condição de humanista sempre elegante; e fixou residência em Barbacena.
Este relator, nascido na incomparável Rochedo-MS, deixou a Aeronáutica e foi para o Exército, ingressando na AMAN; como oficial, fez graduação e mestrado em Engenharia no IME; e encerrou a carreira militar como general de divisão, depois de ultrapassados 45 anos de serviço ativo.
Em 22/12/2019, passados 53 anos daquele encontro, este relator, Isabel e as filhas Alessandra, Laura e Cecília — em meio a deslocamento rodoviário de Brasília para o Rio de Janeiro — reviveram aquele evento de alegria e emoção nas montanhas alterosas, almoçando na tradicional e qualificada Cabana da Mantiqueira, localizada na BR-040; agora ao lado do principal Shopping da acolhedora cidade de Barbacena.
Esta narrativa foi motivada, também, por solicitação do atual gerente da Cabana da Mantiqueira, Sr. Luís Antônio, 51 anos, com a finalidade de acrescentar os dados relatados ao histórico do estabelecimento. O gerente de 1966 faleceu em 2018.
________________
#############

Laura, Cecília, Aléssio e Alessandra
Cabana da Mantiqueira – Barbacena-MG - 22/12/2019


Cabana da Mantiqueira 
Madeiramento da cobertura original de 1961.
Barbacena-MG - 22/12/2019


Cecília, Alessandra e Laura
Cabana da Mantiqueira – Barbacena-MG - 22/12/2019


 Laura, Cecília, Alessandra e Isabel
Cabana da Mantiqueira – Barbacena-MG - 22/12/2019


 Aléssio Ribeiro Souto
Cabana da Mantiqueira – Barbacena-MG - 22/12/2019

________________
#############

Nenhum comentário:

Postar um comentário