segunda-feira, 27 de julho de 2020

Mensagem para o Coronel Gurgel

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado"
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador.
In Memorian.
Caro Gurgel,
Sua mensagem me deixa até meio orgulhoso e envaidecido, mas sem chegar à ilusão. Com a equipe de cidadãos, engenheiros e demais profissionais do nosso Centro Tecnológico, eu costumo dizer que até milagre poderia ser feito.
Como você bem sabe, a inveja pode ser muito perniciosa, porém agora eu posso confidenciar a você: tinha gente brilhante que me fazia sentir inveja. Às vezes, eu pensava: por que eu não sou assim? Por que eu não tenho essa capacidade toda?
Outro aspecto fundamental é o comprometimento. Mesmo com atividades no magistério e, em alguns casos, em empresas externas (o que era bom, ao contrário do que alguns pensam), a grande maioria dedicava um enorme esforço para o cumprimento das metas estabelecidas. A missão era a prioridade. Enfim, esse viés que encontrei no CTEx foi fundamental para os resultados obtidos.
Sintetizando, eu afirmo que, individualmente, todos tivemos algum mérito. Entretanto, o lado coletivo e as extraordinárias equipes foram o fator essencial, primacial mesmo, do que ocorreu naquela valorosa organização. Essa é a razão de a gente contabilizar a pesquisa, desenvolvimento e produção, dentre outros resultados, dos seguintes produtos: 
–  Radar Saber M-60 (Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos Baseado na Emissão de Radiofrequência M-60) [*];
– Simulador SHEFE (Simulador de treinamento de piloto de Helicóptero) [*];
– Sistema REMAX (plataforma da metralhadora .50 para o blindado Guarani [*];
– Sistema MAGE (Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica) [*];
MTO (Módulo de Telemática Operacional) [*];
– Simulador Não Com (Simulador de Não Comunicações) [*];
– Viaturas Chivunk e Gaúcho;
– VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) – aparentemente após a conclusão do protótipo, não teve prosseguimento;
– Simulador de Tiro de Pistola;
ALAC (Arma Leve AntiCarro); e 
– Morteiros 60 mm, 81 mm e 120 mm.

[*] Artefatos que jamais foram pesquisados, desenvolvidos e produzidos no Hemisfério Sul, com recursos humanos e com empresas de propriedade de nacionais e capital majoritariamente nacional.
Alguns eu já encontrei em estágio inicial ou avançado de desenvolvimento, a maioria foi iniciada em minha gestão. Quase todos foram colocados em uso no invicto e imorredouro Exército Brasileiro. Enfim, estou delirando e relembrando com satisfação.
Entendo que sua opinião resulta da amizade e da generosidade que o caracterizam. De qualquer maneira, expresso o melhor agradecimento, com votos de saúde e alegria. Abraço fraterno.
Atenciosamente,
ARS
_____________
#############
Mensagem recebida do Coronel Gurgel, via Facebook
CTEx, CP&D, "Resistência na Selva, Força Sustentável" ...
Muitos ensinamentos primorosos e momentos especiais de exemplo de chefia e liderança. Capacidade de reunir equipes multidisciplinares com muito trabalho e com dedicação para obtenção dos resultados pretendidos.
General, até hoje relembro do senhor como exemplo de excelência em governança, trabalho correto e profícuo, objetivo e funcional. Uma das frases que não esqueço e repito sempre quando oportuno "não é por que é a primeira vez que vai ser mais ou menos, na primeira vez temos que ser excelentes".
Fica o agradecimento em ter tido a oportunidade de conhecê-lo em momento tão especial na minha vida e na minha carreira. Ótima ideia essa para resgatar os amigos do "anonimato".
Obrigado e "bola para frente"!!!
Gurgel
_____________
#############

Nenhum comentário:

Postar um comentário