sábado, 4 de julho de 2020

Mensagem para o professor Almir

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado".
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador.
In Memoriam.

Minha filha Alessandra está participando de um grupo de estudos sobre Astronomia. A iniciativa coube ao Dr. Almir, professor da UNB, astrônomo diletante e entusiasta de Educação. 

Ele tem um laboratório de Astronomia no Lago Sul, com 4 telescópios. Essa estrutura pouco conhecida e divulgada consiste em uma magnífica fonte de conhecimento do mundo exterior que tanto fascina o ser humano desde a Antiguidade.
Em reconhecimento ao exemplar professor, enviei-lhe a mensagem transcrita a seguir.

Caro professor Almir,
Junto a Alessandra, tive o privilégio de assistir a parcelas de seu trabalho com um grupo de jovens, no campo da Astronomia.
Permita-me transmitir-lhe algumas considerações.
Em meus garranchos, menciono de forma recorrente, alguns conceitos essenciais do bípede pensante. Não me importo com o vício da repetição. Uma meta primacial do ser humano é a busca de paz e de harmonia. A concretização desse sonho tem na democracia o instrumento essencial e imprescindível. Por seu turno, a democracia se alicerça na liberdade, na verdade, na coragem e na ética. E a compreensão dessas ideias, paradoxalmente simples e complexas, depende da Educação.
A excelência dos ensinamentos que o senhor proporcionou deve ser motivo de satisfação para aqueles que pensam na importância da Educação e da busca do conhecimento.
Nesse contexto, assevero que ficou evidenciado que o senhor se insere no universo das pessoas que vivem para a Educação; que vivem para espalhar luzes pelas sendas percorridas; e que vivem para tornar o mundo um pouco melhor, mais saudável e mais estimulante para ser vivido.
Gostaria de pois não apenas de levar ao senhor os cumprimentos, mas de homenageá-lo, reconhecer e agradecer por ter proporcionado essa oportunidade para minha querida filha e para seus colegas.
Atenciosamente,
Aléssio Ribeiro Souto
70 anos, Eng., M.C.

# # #

Nenhum comentário:

Postar um comentário