terça-feira, 25 de junho de 2019

Civismo, arte e fé


———————————————————
VER TAMBÉM

———————————————————

Levei o carro para revisão na extremidade da Asa Norte, em Brasília e, ao invés de aguardar na recepção, fiz uma caminhada na direção Norte-Sul.
Ao longo do trajeto passei em três locais interessantes: o colégio Leonardo da Vinci; a sede da Associação dos ex-Combatentes do Brasil, seção de Brasília; e o Santuário de São Francisco de Assis.
No corrente ano, em que se completam 500 anos da morte do Leonardo da Vinci, o colégio homônimo está completando 50 anos de existência. É uma feliz coincidência ou o produto de uma intensão empreendedora talentosa? A resposta é desconhecida, mas isso é irrelevante. O que importa é que o nível educacional do estabelecimento é dos melhores de Brasília. Nesse sentido, é razoável homenagear o gênio florentino e a escola brasiliense.
Centro Educacional Leonardo da Vinci, estabelecimento da Asa Norte. Há dois outros estabelecimentos, localizados na Asa Sul e em Taguatinga.
A Associação dos ex-Combatentes do Brasil (AECB) exerce com resiliência o papel de preservar o heroísmo dos mais de 25.000 brasileiros que, participando da Força Expedicionária Brasileira, seguiram para a Itália e combateram na Segunda Guerra Mundial; e especialmente dos mais de 460 que tombaram no campo de batalha, cumprindo com dignidade o juramento de sacrificar a própria vida em defesa dos valores da nacionalidade.
AECB – Vista da via de acesso.

AECB – Escultura de um combatente e busto, em alto relevo,
do Marechal Mascarenhas de Morais.

AECB – Detalhe da fachada principal.

AECB – Busto do Major João Ferreira da Silva, fundador e
ex-presidente da AECB/Brasília.
O Santuário de São Francisco de Assis (SSFA) é de uma simplicidade franciscana e de uma beleza inigualável. As esculturas e os painéis com figuras em alto relevo são de uma sobriedade e beleza incomuns.

SSFA – Vista da via de acesso.

SSFA – Escultura de São Francisco de Assis
(à frente da fachada externa).

SSFA – Altar sóbrio e elegante.
SSFA – Escultura de São Francisco de Assis (ao lado do altar).

SSFA – Escultura de São Francisco de Assis
(contígua ao altar).
SSFA – Escultura de santos e painel em alto relevo
(contíguos ao altar).

Enfim, a caminhada tornou-se um passeio com várias lições. A primeira delas é a percepção de que achamos que sabemos alguma coisa, mas em realidade sabemos menos do que nossa vaidade indica; e devemos estar conscientes que há muito para aprender — notadamente em educação, história, civismo, arte e fé.
Assim, expresso a homenagem aos que se dedicam à educação, aos que preservam as epopeias de nossa história, aos que pregam as noções primaciais de civismo, àqueles que se voltam para a produção artística e aos portadores da virtude da fé.

# # #

Um comentário:

  1. Meus cumprimentos amigo Ribeiro Souto pela extraordinária lição de civismo

    ResponderExcluir