domingo, 7 de outubro de 2018

A eleição presidencial

Para nós, integrantes do pequeno clã Ribeiro Souto, o ano de 2018 começou com interessantes perspectivas de evolução tanto no sentido pessoal e para a família, quanto no sentido geral, para os cidadãos e para a sociedade. Os dois aspectos se complementam e constituem um caleidoscópio de esperanças e emoções. Recordemo-los.
No plano pessoal, familiar, a primeira grande emoção a ser vivida estaria afeta às queridas filhas Cecília, Alessandra e Laura, que completariam 15 anos em 2 de julho. A percepção é de que o evento se constituiria em um momento mágico do ser humano. É a ideia delas começarem a atingir, conquistar ou vivenciar o próprio eu. A decisão foi celebrar viajando e elas escolheram a Europa e o foco dirigiu-se a Paris e Londres. Fomos, vivemos e curtimos uma viagem maravilhosa. O segundo evento essencial deste ano é a celebração do término do ensino fundamental pelas meninas. Aceitamos a oferta da escola Leonardo da Vinci e, ao final do ano, participaremos da festa atinente à formatura.
No plano geral, há que citar três eventos: o julgamento do Lula, ex-presidente acusado de falcatruas, corrupção e de mergulhar o País em uma das maiores crises da história; a Copa do Mundo de futebol da Rússia, no meio do ano; e as eleições em outubro, que renovarão os poderes executivos federal, estaduais e municipais, bem como os respectivos poderes legislativos.
Contrariamente ao que muitos pensavam, Lula foi julgado, condenado e trancafiado na prisão da Polícia Federal em Curitiba. Os brasileiros testemunharam um hercúleo trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça Federal; e o que era considerado improvável tornou-se realidade. Comprovou-se que na democracia, todos estão efetivamente submetidos aos ditames da lei. Não apenas o ex-presidente, mas empresários, parlamentares, líderes partidários e outros personagens tiveram o mesmo destino: os grilhões da lei, a condenação e o início do cumprimento da pena.
A Copa do Mundo na Rússia resultou em mais um fracasso do futebol brasileiro. Uma pena. Vimos parte do primeiro jogo, em casa e o segundo tempo, acompanhamos na pequena televisão do táxi que nos levou ao aeroporto. Os três jogos seguintes, assistimo-los no hotel em Paris ou Londres. O jogo das quartas de finais foi contra a Bélgica. Curiosamente, o Brasil jogou bem, mas não conseguiu transformar em gol as chances criadas. Por seu turno, os belgas fizeram gols que dificilmente repetiriam em outros jogos. A chamada sorte não esteve ao lado da equipe canarinha, como em outras Copas.
Hoje, 7 de outubro, é um dia decisivo na história política do País. Está em jogo os destinos de todos, especialmente, dos jovens, com eleições nas três esferas do poder. Dentre os quase dez candidatos à Presidência, destacam-se o capitão da reserva e deputado Jair Bolsonaro, do minúsculo PSL, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT. Os brasileiros escolherão entre as possibilidades liberais, de combate à corrupção e à criminalidade, de resgate de valores essenciais do ser humano e de uma forma transformadora de fazer política do ‘pesselista’ Bolsonaro; e as tendências comunistas, de incerteza quanto à corrupção e ao combate à criminalidade; e de leniência em relação à degradação de valores, costumes e procedimentos familiares do petista Haddad. 
Posso ser considerado suspeito para opinar, já que desde final de março deste ano, tenho trabalhado na equipe que exerce o assessoramento do Bolsonaro nos campos da Ciência & Tecnologia e Educação. Na condição de voluntário, em face de convite do amigo general Ferreira, saí da zona de conforto propiciada pela inatividade — em que me encontro desde a transferência para a reserva militar em 2011 — e passei a trabalhar nas ideias básicas que, em caso de vitória, poderão ser utilizadas pela equipe de transição para formular o Plano de Governo da nova Administração do Brasil. Posso ser considerado suspeito, mas entendo que a candidatura Bolsonaro se sagrará vencedora hoje ou no segundo turno, no dia 28 de outubro. Estamos vivenciando pois um momento crucial da História, com grande expectativa de que o tempo de mudança e transformação é chegado. É preciso reduzir a enorme crise moral, ética, política e financeira que o País atravessa. Nesse sentido, objetiva-se a redução ou término da corrupção; a exigência dos líderes, fundamentada no exemplo, com austeridade e prática de valores essenciais da nacionalidade; a eliminação do “toma-lá-dá-cá” e do “troca-troca” na condução política; a redução do tamanho do Estado; a melhoria dos processos de gestão; o exercício das relações internacionais sem a prevalência de motivações ideológicas; e a prioridade para os campos da Educação, Saúde e Ciência & Tecnologia.
Vamos vivenciar intensamente o dia 7 de outubro de 2018. Ele será lembrado por todos nós especialmente pelos jovens. A expectativa, o otimismo e a esperança permeiam nossos corações e mentes. Sonhar hoje e sempre é preciso!

# # #

Um comentário:

  1. Olá, Alessio Ribeiro, tudo bem?
    Meu nome é Rodrigo, sou evangélico e trabalho com exposições de biologia e educação ambiental nas escolas.
    Primeiramente estamos juntos nessa luta por um Brasil melhor! #JB17
    Soube que você está cotado para ministro da educação para o futuro governo (desejo sucesso de antemão!), e vi menção a respeito da questão criacionismo Vs evolucionismo. Bom, tenho estudado durante + de 8 anos o assunto, o que me fez produzir o meu blog - genesisum.blogspot.com , gostaria que você desse uma olhada no conteúdo dele, pois acredito que as aulas devem sim ser dadas sem interferência ideológica, porém não ensinando criacionismo propriamente dito nas aulas de biologia porque (1) existem várias vertentes e tratam de questões teológicas e filosóficas (2) a teoria da evolução não nega a existência de um Deus criador, mas sim neoateus e muitos professores que sequer sabem ensinar evolução direito - o ensino de TE nas escolas é MUITO ruim e sempre carrega infelizmente viéis materialista (p. ex. Darwin nunca disse que o homem veio do macaco, é um erro popular alegar isso) e (3) muitos teólogos da atualidade como William Lane Craig defendem que é possível conciliar ambas as visões (cria & evo). Enfim, espero que possa considerar os pontos acima e se possível dê uma olhadinha no meu blog! Forte abraço e Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

    ResponderExcluir