sexta-feira, 25 de abril de 2014

Coragem intelectual e ética

Divulgado no Facebook do jornal O Correio Braziliense – 22 Abr 2014

Em 'O Bode' (Correio Braziliense de 22/04/2014), a senhora Teresa Cruvinel se coloca contra decisões do Supremo Tribunal Federal, relatando suposta perseguição a condenado do Mensalão (conforme é conhecida a ação transitada em julgado no STF, em 2013, com a condenação de politicos e empresários, por corrupção e outros crimes).
A dúvida que não quer calar: ela argumenta como analista político --- e, nesse caso, precisa declarar qual é sua facção, que interação ela mantém com a dita facção; ou como advogada --- e, nesse caso, precisa declarar quem está pagando a conta?
Na China, no Irã, na Coréia do Norte ou na Cuba (sic), participantes do Mensalão seriam sentenciados à pena de morte e já teriam sido executados. Na Europa Ocidental ou nos Estados Unidos, seriam setenciados a uns 15 anos de masmorra. E mais, tudo isso teria ocorrido uns 6 anos antes.
Entendo que mocinhas e senhoras fiquem com pena de condenados quaisquer. Agora, colocar-se de forma pública, em importante órgão da mídia, contra as ações de nosso sistema judiciário é demais. A senhora Cruvinel não, mas outras senhoras e mocinhas que ficarem com pena daqueles setenciados devem, em caráter privado, oferecer apoio, convidando-os para irem às suas casas (quando permitido pela Justiça) ou visitando-os gentilmente (também quando isso for permitido).
Precisamos refletir sobre as ações de nossos políticos e também sobre o sistema judiciário brasileiro. Viva o senhor Barbosa, que teve a coragem intelectual e ética de começar o processo de correção dos maus modos com que a coisa pública é tratada em nosso maltratado País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário