sexta-feira, 25 de abril de 2014

Por que não ficas calado?

Divulgado na página eletrônico do jornal Mundo Deportivo, de Barcelona — 11 Abr 2014

Parodiando Romário, se puede decir que el Sr. Cruyff com la boca cerrada es un poeta. 
Bem, em português claro: o Sr. Cruyff tem divulgado opiniões sobre o futebol em geral, sobre o Barcelona e, particularmente, sobre jogadores brasileiros — neste caso, de forma um tanto depreciativa, tratando do que eles são e do que deveriam fazer.
O Sr. Cruyff não deve gostar do Brasil. Possivelmente, deve ser oriundo da família de Maurício de Nassau — no século XVII, esse holandês invadiu o Brasil e em seguida foi expulso e enviado de volta para a Holanda.
Ademais, o Sr. Cruyff foi um jogador até bonzinho, mas nunca ganhou um título mundial por sua seleção. Os cinco títulos que o Brasil acumulou o incomodam muito. Como técnico — ah, treinar o Barcelona até mudos conseguem, tal é a grandeza dessa admirável instituição esportiva. Então se ele tivesse sido técnico da Holanda, não haveria qualquer diferença, a Holanda não seria campeã mundial. Os cinco técnicos brasileiros campeões do mundo não o deixam confortável.
Agora a verdade, Sr. Cruyff. O senhor foi um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Tive a triste alegria de vê-lo comandar a vitória contra a seleção brasileira na Copa de 1974. Minha alegria foi triste, mas foi alegria pelo futebol maravilhoso de sua seleção. Beethoven, Mozart, Vila Lobos comporiam uma sinfonia para o futebol do time que o senhor liderou. 
Porém isso não lhe dá estatura para falar bobagens sobre o futebol atual.
El señor Rey Juan Carlos podria decirle: Por que no te callas?
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário