segunda-feira, 21 de julho de 2014

De Rochedo para La Rochelle, .... e Bélgica

Prezada M. H.,
Falei prá Isabel que enviaria meu comentário relativo à apresentação sobre a Bélgica, de tão grata lembrança para vocês. Assisti-la toca a emoção, a sensibilidade e o olfato. Sente-se um cheiro de história, cultura e civilização.
Estamos voltando de Mato Grosso do Sul. Estivemos em Rochedo. Fui mostrar para as meninas o lugar onde nasci e dei os primeiros passos escolares. Na outra vez que fomos lá, sem elas, que estavam em fase de projeto, Isabel fotografou a escola e depois interpretou-a em uma aquarela. Colocou em nosso quarto, ao lado de gravuras de La Rochelle (perto de Bordeaux), onde estive trabalhando. Há algum tempo Isabel riu quando, olhando para as gravuras, falei: "Olha que trajetória, .... de Rochedo para La Rochelle!".

No dia 6 de junho de 1994, fui de La Rochelle para Paris em um trem de alta velocidade. Cheguei a tempo de ver as celebrações dos 50 anos da invasão da Normandia. 
Vale a pena recordar a estrofe do poema Chanson d'automne, de Paul Verlaine, que foi usada como senha, dirigida especialmente para os membros da Resistência francesa, para o desencadeamento da operação Overlord, tão bem retratada no filme O mais longo dos dias:
"Les sanglots longs des violons de l’automne blessent mon coeur d’une langueur monotone."
__________________
"Os soluços longos dos violinos 
do outono 
ferem meu coração 
com um  langor
monótono." 

E daí? Fiquei um pouco triste de ver em Rochedo minha antiga escola, de 1934, abandonada e sendo corroída pelo tempo e pela indigência de cidadania. Vi também a casa de papai caindo aos pedaços. Agora, ela pertence à Prefeitura local. 
Meu irmão gostaria de ganhar na loteria para recomprar a edificação e demoli-la completamente, apagando do cenário os indícios de pertinaz trabalho comercial (o velho empreendeu pequeno comércio de secos e molhados, tecidos, posto de gasolina e farmácia); e contribuição pública (o velho semianalfabeto foi, sucessivamente, tabelião, presidente de partido e juiz de paz --- claro, em um lugar modesto e limitado). 
Eu gostaria de ganhar na loteria para recomprá-la, ampliar e implantar um museu e uma biblioteca.
Enfim, de Rochedo para La Rochelle, e agora passando obrigatoriamente pela Bélgica! Vale a pena ampliar as noções fundamentais de contribuinte, eleitor e cidadão.
Com nosso carinho,

A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário