O Colégio Alvacir organizou mais
uma solenidade escolar com o objetivo de desenvolver o espírito cívico bem como
homenagear os alunos melhores classificados em prova simulada preparatória para
ingresso no 6o. ano de escolas consideradas referência em Brasília.
Uma de minhas filhas se classificou
entre os dez primeiros alunos na prova simulada e foi homenageada. Ela se
preparou cuidadosamente, maquiando-se e penteando-se com esmero. Sua alegria
era evidente desde o alvorecer. Ainda bem que compareci ao evento. Ela ficaria
muito decepcionada se o pai ou a mãe não estivesse presente.
As outras duas filhas não
lograram êxito em atingir ou ultrapassar os 140 pontos requeridos em Matemática
e Português. Elas demonstravam uma ponta de tristeza. Evidentemente, que as
outras qualidades e as outras características da conformação física e
comportamental permitem-lhes superar o desconforto. Elas são bonitas e
dinâmicas; desfrutam de saúde satisfatória; são generosas com as irmãs, com os
pais e com os amigos — atributo evidenciado especialmente quando qualquer deles
enfrenta algum problema sério —; e mostram potencial em outras atividades do
dia a dia. Enfim, considerando-se a média de seus atributos, elas propiciam uma
enorme satisfação ao pai e à mãe, o que reforça a necessidade de pertinaz
esforço para estimular-lhes a autoestima e a permanente busca de satisfação.
Afinal, como lembrou a
psicopedagoga Janine — com quem, recentemente, a família estabeleceu
construtiva interação —, de acordo com a UNESCO, aprender comporta quatro
vertentes essenciais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
conviver com os outros e aprender a ser. Então, se o conjunto das faculdades
decorrentes do aprendizado for equilibrado, mesmo não havendo destaque em
alguma área específica, cada ser humano, cada uma de nossas filhas tem boas
possibilidades de viver com satisfação; e também gerando satisfação de quem as
rodeia — algo acessório, mas que tem enorme impacto no essencial da vida de
cada uma.
Após o término da solenidade,
dei uma olhada nos resultados da prova simulada que estavam expostos no quadro
de aviso do grande hall de entrada da escola. Minha atenção foi despertada por alguns
dados incomuns. As três alunas que se classificaram em primeiro lugar pertencem
às turmas A, B e C, respectivamente. Ademais, todas tiraram 93 em Matemática e
73 em Português, ou seja, as três tiraram rigorosamente as mesmas notas. Do
ponto de vista estatístico e probabilístico, esse resultado contraria a lógica
e o bom senso. É uma curiosidade improvável.
Restava-me retornar para casa.
Ao deixar o colégio, cruzei com um casal cumprimentando-se. Ele afirmou:
—
Como você está linda!
Ela respondeu:
— Não! Eu era muito maltratada
quando estava casada com você!
Mesmo diante da resposta
incomum, ele tratou-a com fleuma e a convidou para se encontrar com o filho que
possivelmente deveria estar no interior da escola.
Em face da reflexão concernente
à solenidade, experimentei grande satisfação e reforcei sobretudo a consciência
da responsabilidade de estimular a satisfação das queridas Alessandra, Cecília
e Laura, cada uma com suas peculiaridades e diversidades. É imperioso ser pai
no sentido mais amplo que se possa imaginar, conseguindo praticar procedimentos
de que resultem estímulos e motivações eficazes.
Ocorreu ainda a constatação de
uma coincidência surpreendente no resultado da prova simulada e que talvez
merecesse investigação. Sou levado a pensar nas ocasiões em que apresentei à
direção pedagógica e à própria direção geral da escola fatos que requereriam
intervenção corretiva, sem qualquer consequência explícita advinda dos pleitos.
Minha insatisfação com a escola tem aumentado e fatos pequenos acabam assumindo
uma dimensão maior do que significam.
Por último, me deparei com o
estranho diálogo do casal que se separou e mantém interação para benefício do
filho, mas pelo menos uma das partes não deixa passar oportunidade para
expressar a falta de consideração que, de forma diversa, talvez poderia ter
evitado a ruptura.
Enfim, foi um início de manhã
pleno de satisfação, e com a constatação de uma coincidência surpreendente e de
um diálogo curioso e estranho. Vale a pena anotar em meu caderno os fatos e
refletir continuadamente sobre os ensinamentos decorrentes — interpretar,
aprender e praticar é preciso!
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