sábado, 19 de novembro de 2016

Templo da democracia

[Matéria divulgada no Fórum de Leitores do Estadão, de 19/11/2016, versões impressa e eletrônica]
Excelente o editorial “Episódio que exige atenção” (Estadão de hoje, 18 de novembro). Ou queremos democracia ou aturemos atitudes como a inadmissível invasão da Câmara dos Deputados.
Só não devemos esquecer do estranho episódio em que o presidente da mais alta corte, na ocupação constitucional do Senado — mas à luz de provável acordo espúrio —, mutilou a Constituição para beneficiar a mandatária que tantos prejuízos causou à sociedade.
Só não devemos esquecer da ocupação de alto cargo do Parlamento, por quem só não passou à condição de réu, por inépcia daqueles que estão investidos na condição de guardiões dos estatutos legais.
Só não devemos esquecer daqueles que, abrigados na condição de representantes do povo, conspiram dia e noite para criar mecanismos que os livrem dos grilhões da lei.

E não devemos sucumbir a esses esquecimentos para não fomentar outros que desejem conspurcar o templo da democracia — quer dizer,  aquela edificação que, se não existissem tais invasões institucionais, significaria inequivocamente esse sonhado templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário