terça-feira, 1 de novembro de 2016

IDEIA


Revisão deste texto: 18/5/2017 (a revisão foi feita com caracteres verde e vermelho).
——————————————————

CENÁRIO ALFA – Evolução natural: o Governo Temer acerta e prevalece

          Se o Temer desencadear as reformas fiscal, política, trabalhista e previdenciária, então nada a temer.
E se — não tremendo — o Temer estimular os senhores juízes da suprema corte a abandonar a lentidão e a procrastinação, então é razoável imaginar que as transformações iniciadas pela Operação Lava Jato chegarão a bom termo; e o tempo de recuperação dos desmandos lulopetistas reduzir-se-ão ao patamar em que prevaleçam a decência, o sonho e a esperança.
Claro, é difícil mas não impossível. Podemos levantar a cogitação de que a probabilidade de o Temer chegar ao final do período constitucional seja de 80% [Retificação – probabilidade em 18/5/2017: 50%]; e que a probabilidade de acerto de sua gestão seja razoável e aceitável. Enfim, a sociedade e em especial a juventude poderiam bradar que não resta ao Brasil senão vencer.
Esse é o recado das urnas — IDEIA (Isso é DEmocracIA, sábio)!

CENÁRIO BETA – Evolução apocalíptica (1):  a Operação Lava Jato derruba Temer.

Se o Temer cair em 2016 a eleição para presidente é direta em face das razões expostas a seguir. A chapa Dilma-Temer foi eleita em novembro de 2014 e empossada em primeiro de janeiro de 2015; portanto, completaria dois anos da posse no dia 31 de dezembro de 2016. A norma legal estatui que, ocorrendo o impedimento do presidente e de seu substituto antes de dois anos da data da posse, a eleição para a ocupação do cargo vago é direta.
Esta hipótese tem ínfima probabilidade de ocorrência — cogitemos algo em torno de 2%. Essa grandeza se justifica porque é pouco provável que a delação com potencial de impacto no governo Temer ocorra em curto prazo. É conveniente recordar que a delação com o citado potencial seria formalizada por políticos e empresários presos pela acusação de corrupção, notadamente, os integrantes da empresa Odebrecht ou político com enorme trânsito nos altos escalões da República — por exemplo, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara.
Se o Temer cair em 2017, a norma legal preconiza que a eleição para a ocupação do cargo vago é indireta — hipótese com probabilidade maior do que a anterior; digamos que seja cerca de 17% [Retificação – probabilidade em 18/5/2017: 45%]. Nesse caso, os prováveis candidatos a concorrer na eleição indireta empreendida pelo Congresso Nacional poderiam ser algumas personalidades da seguinte amostra: Geraldo Alkmin, Rodrigo Maia, Fernando Henrique Cardoso, Nelson Jobim, Joaquim Barbosa, Carmen Lúcia, Celso de Melo ou alguém cuja candidatura hoje seria considerada improvável.


Em realidade, há cinco alternativas para a evolução da crise política, com a possível saída do presidente Temer:
          1) Renúncia;
     2) Julgamento pelo Superior Tribunal Eleitoral;
     3) Impeachment;
     4) Ação penal de iniciativa da Procuradoria-Geral da República; e
     5) Acidente.


Não é absurdo asseverar que, ao longo desta semana ou mesmo ao final do dia de hoje, 18/5/2017, o CENÁRIO BETA poderá se confirmar, diante da remota, mas possível, possibilidade de renúncia do presidente Temer.


CENÁRIO GAMA – Evolução apocalíptica (2):  Temer não se suporta

Ocorre um trauma social e político extra-constitucional, com todas as consequências desejáveis e indesejáveis, mas necessárias. Estima-se que a probabilidade seja 1% [A probabilidade em 18/5/2017: 5%].
     Condicionante: a colocação do guiso no pescoço do tigre.


————————————————————

Revisão deste texto: 18/5/2017

Em face da delação dos empresários da empresa JBS, envolvendo entre outros, o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, este texto foi revisado hoje, 18/5/2017 (a revisão foi feita com caracteres verde e vermelho), mantendo-se as linhas gerais de sua concepção, mas alterando-se as probabilidades dos três cenários visualizados em 1/11/2016, comforme se segue:

– CENÁRIO ALFA. Evolução natural: o Governo Temer acerta e prevalece.
à Probabilidade em 1/11/2016: 80%.
à Probabilidade em 18/11/2017: 50%.

– CENÁRIO BETA – Evolução apocalíptica (1):  a Operação Lava Jato derruba Temer.
à Probabilidade em 1/11/2016: 19%.
à Probabilidade em 18/11/2017: 45%.

– CENÁRIO GAMA – Evolução apocalíptica (2):  Temer não se suporta.
à Probabilidade em 1/11/2016: 1%.

à Probabilidade em 18/11/2017: 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário