segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Mensagem para a APC



Prezado Sr. / Sra.

Em minha residência, tenho 5 nobreaks:
- 3 APC Back UPS 600 115/220 V;
- 1 APC Back UPS ES 600 BE 600N-BR 110/220 V; e
- 1 APC Back UPS ES 600 BE 600-BR 110/220 V.

Quatro estão funcionando satisfatoriamente, isto é, com energia da concessionária (que é 220 V +/– 10%), esses nobreaks fornecem 110 V +/– 10%. Com falta de energia da concessionária, pelo menos durante 15 minutos, a tensão se mantém em cerca de 110 V +/– 10%. Ademais, em tomada de 3 terminais, entre um terminal externo e o terminal do meio, a tensão dos terminais externos se repete (110 V +/– 10%); e entre o outro terminal externo e o terminal do meio a tensão é zero. Até 15 minutos após a queda de energia da concessionária, a tensão se mantém.

O quinto nobreak (o BE 600-BR) está com defeito. Com energia da concessionária, entre os terminais externos da tomada, ele fornece 110 V +/– 10%; a tensão entre um terminal externo e o terminal do meio é cerca de 30 V; e entre o outro terminal externo e o terminal do meio, a tensão é cerca de 60 V. Com falta de energia da concessionária, a tensão entre um terminal externo da tomada e o terminal do meio é cerca de 53 V; e entre o outro terminal externo e o terminal do meio, a tensão é cerca de 60 V.

Para fazer as medições, usei um multímetro ANENG AN8001, "true RMS". Creio que os resultados dos 4 nobreaks com funcionamento satisfatório certificam o multímetro.

Pergunto:
(i) qual é a causa desse funcionamento anormal?
(ii) qual é o prejuízo para o equipamento que recebe a energia do nobreak?

(iii) qual é a orientação da APC para resolver o problema?

Atenciosamente,
ARS

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