sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sistema educacional japonês


O Japão começou a se ocidentalizar na Era Meiji (1868-1912). Antes disso as escolas eram na maioria para os ricos e não eram regulamentadas pelo governo. O governo Meiji imediatamente instituiu um novo sistema educacional baseado em moldes franceses, alemães e americanos. 
Escolas de níveis primário e médio e universidades foram estabelecidas em 1872. No mesmo ano, as autoridades tornaram obrigatório 4 anos de estudo de nível elementar para todos os meninos e meninas no país, entretanto as matrículas não ultrapassaram 25% a 50% na primeira década do novo sistema. Em 1905, 98% dos meninos e 93% das meninas em idade escolar encontravam-se matriculados, e 10% da população já formada no primário continuava os estudos no nível ginasial. Só uma pequena minoria chegava ao colegial. Apesar disso, em 1899, o governo pediu para que todas as províncias tivessem pelo menos uma escola de nível médio para meninas.
O atual sistema educacional japonês foi estabelecido pelos americanos, baseado em seu próprio sistema, após a 2ª Guerra mundial. Ele consiste em 6 anos de escola elementar (shōgakkou), 3 anos de ginásio (chūgakkou), 3 anos de colégio (koukou), e mais 2 anos de ensino técnico superior (tankidaigaku ou kareji – do inglês “college“), ou 4 anos de universidade (daigaku).
O ensino é obrigatório até a idade de 15 anos, mas 90% das pessoas completam o ensino médio – o colégio – e 40% se formam no técnico superior ou na universidade. A proporção de alunos do sexo masculino é maior nas universidades, enquanto no técnico superior a proporção maior é de alunas.
Em 2002 a freqüência nas escolas particulares foi de: 79% nos jardins-de-infância; 0,9% nas escolas primárias; 4% nas escolas ginasiais; 29% nas escolas de nível médio; 91% nas escolas técnicas e de 76% nas universidades.

Regras das Escolas Japonesas
A maioria das regras que vamos ver é para alunos do Chugakko e Kokou (12-18 anos).
Regras de aparência
Você não pode mudar sua aparência natural. Por exemplo, pintar o cabelo, usar maquiagem, usar lentes de contato coloridas, pinça as sobrancelhas, pintar as unhas etc. Você não pode usar qualquer joia ou acessórios de qualquer tipo. Por exemplo, colares, anéis, relógios, brincos e etc
O uso do uniforme é obrigatório nas escolas. Você não pode usar um suéter colorido brilhante ou casaco sobre seu uniforme durante o inverno. Apenas cores como cinza, marinho, preto e neutras. É obrigatório o uso de meias. Tudo isso vai depender da sua escola. Não se pode fazer certas alterações no uniforme como encurtar, pintar ou mudar a cor.
Os meninos não podem ter o cabelo comprido ou uma barba muito grande. A franja de uma menina não pode se estender além das sobrancelhas. 

Regras da escola
A pontualidade é obrigatória.
No começo da aula e no final os alunos levantam curvam-se e cumprimentam. Os alunos devem trazer suas próprias refeições, não é permitido a venda e consumo de certos alimentos e produtos industrializados.
Não se deve utilizar o celular na escola. punições. Caso o aluno falte os país devem ligar avisando o motivo. É obrigado a participação em algum clube (esporte, literatura, música e etc.).
A escola não permite que o aluno façam certos tipo de trabalhos ou que tenham empregos. Às vezes é comum um aluno perto de se formar participar de trabalhos de meio período ou bicos chamado de baito.
Algumas escolas proíbem até mesmo os filhos de ir a um Arcade ou Karaoke sem a presença dos país. Às vezes é proibido até mesmo dormir na casa de amigos. Os alunos devem estar em casa antes do toque de recolher (22:00). Os estudantes não podem ter aulas extras ou cursinho sem informar o seu professor.
Não é permitido fazer qualquer coisa que envergonhe o nome da escola ou o aluno, inclusive ter relações íntimas com alguém. Existem muitas outras regras que não existem nas escolas de outros países como nosso. 
Regra da limpeza
Os alunos são responsáveis pela limpeza da escola. Nas escolas japonesas, não há funcionários responsáveis pela limpeza. Os próprios alunos se encarregam desta tarefa diariamente. Os alunos são divididos em pequenas equipes e se revezam para limpar as salas de aula, os corredores, o pátio e até os banheiros. Desta forma, desde cedo as crianças aprendem a trabalhar em grupo, ajudando-se mutuamente.
Na hora do almoço, as equipes também se revezam para servir o almoço e depois recolher as bandejas e separar o lixo reciclável do não reciclável. Esse hábito estimula os alunos a não sujarem a escola além de desenvolver o espírito de equipe e o respeito pelo meio ambiente.
____________________________ 
Fontes:
http://www.culturajaponesa.com.br/index.php/guia-japao/sistema-educacional-japones/
https://skdesu.com/regras-das-escolas-japonesas/
https://www.japaoemfoco.com/15-curiosidades-sobre-a-educacao-no-japao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário