IDEIAS-FORÇA PARA EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE
(NÍVEL POLÍTICO-ESTRATÉGICO)
“Se a educação é eficaz, o processo de transformação dos alunos pode ser iniciado no prazo de um ano. Se a educação é eficaz e continuada, o processo de transformação da comunidade e do país pode ser concretizado no prazo de cerca de seis décadas. Portanto, educação pode dar resultados em curto, médio e longo prazos.” (ARS)
Atenção! Críticas são colaborações necessárias, relevantes e bem-vidas. Portanto, não hesite nem se constranja, colabore e agregue valor!
PRIORIDADE ESTRATÉGICA DO BRASIL:
EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE E
CIÊNCIA & TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
1. VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
2. MOTIVAÇÃO DO ALUNO
3. ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
4. AUMENTO DE DIAS-AULA-ANO
4. AUMENTO DE DIAS-AULA-ANO
5. PREVALÊNCIA DO MÉRITO
6. AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA ADOTADA NAS ESCOLAS
7. ESTÍMULO E FOMENTO PARA A DIVULGAÇÃO, O ENSINO E A PRÁTICA DOS VALORES ESSENCIAIS DA NACIONALIDADE
8. PRIORIZAÇÃO, ESTÍMULO E FOMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS GERAIS E REGIONAIS
9. ESTÍMULO E FOMENTO DA DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERI
10. REAVALIAÇÃO DA BASE CURRICULAR
11. PRÁTICA ESPORTIVA
12. EFICÁCIA NO EMPREGO DOS RECURSOS FINANCEIROS
13. AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
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IDEIAS-FORÇA PARA EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE
(NÍVEL EXECUTIVO OU OPERACIONAL)
“A Educação & Cultura & Esporte possibilitam a obtenção do conhecimento e a Ciência & Tecnologia & Inovação possibilitam a transformação do conhecimento em riqueza.” (ARS)
PRIORIDADE ESTRATÉGICA DO BRASIL: EDUCAÇÃO & CULTURA & ESPORTE E CIÊNCIA & TECNOLOGIA & INOVAÇÃO.
- A E&C&E E A C&T&I TÊM PRIORIDADE ORÇAMENTÁRIA, COM PREJUÍZO, SE NECESSÁRIO, DOS DEMAIS CAMPOS DO PODER, À EXCEÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE.
- OS RECURSOS HUMANOS DE E&C&E E DE C&T&I DEVERÃO SE TORNAR OS MAIS VALORIZADOS PROFISSIONAIS DO SETOR PÚBLICO.
- OS ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÃO, QUANDO COUBER, INDUZIDOS À ADOÇÃO DE MEDIDAS SIMILARES ÀQUELAS DO NÍVEL FEDERAL
1. VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
1.1. EVOLUÇÃO PARA UMA DAS MELHORES CARREIRAS DO SETOR PÚBLICO
1.2. F\ADEQUAÇÃO E MELHORIA DA ORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE
1.3. TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO
1.4. REMUNERAÇÃO
1.5. AVALIAÇÃO
2. MOTIVAÇÃO DO ALUNO
2.1. PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO
2.2. EMPREGO DE MEIOS TECNOLÓGICOS
2.3. ADOÇÃO DE TRABALHOS DE LABORATÓRIO E DE CAMPO QUE SIMULEM ASPECTOS DA REALIDADE
2.4. AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES PELOS ALUNOS
3. ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1. ....
3.2. .....
4. AUMENTO DE DIAS-AULA-ANO E DE HORAS DIÁRIAS DE AULA
4.1. DE 200 PARA 230 DIAS-AULA-ANO E DE 4 PARA 6 HORAS DE AULA POR DIA
4.2. REFERÊNCIAS – PADRÕES ESTRANGEIROS DE DIAS-AULA-ANO
4.2.1. COREIA DO SUL – 240
4.2.2. EUROPA – 230
4.2.3. ESTADOS UNIDOS – 210 A 220
5. PREVALÊNCIA DO MÉRITO
5.1. PREVALÊNCIA DO MÉRITO DE DOCENTES E DISCENTES
5.2. VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DA EFICÁCIA DOS DOCENTES
5.3. CORREÇÃO DOS CASOS DE INEFICÁCIA
5.4. ADOÇÃO DO MÉRITO PARA ACESSO À UNIVERSIDADE
5.5. AMPLIAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL PARA SEGMENTOS DESFAVORECIDOS
6. AVALIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA ADOTADA NAS ESCOLAS
6.1. A BIBLIOGRAFIA DEVE CORRESPONDER AOS ANSEIOS DA TOTALIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
6.2. NÃO DEVEM SER ADOTADOS LIVROS QUE CORRESPONDAM À PREFERÊNCIA DE DETERMINADAS CORRENTES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS
7. ESTÍMULO E FOMENTO PARA A DIVULGAÇÃO, O ENSINO E A PRÁTICA DOS VALORES ESSENCIAIS DA NACIONALIDADE
7.1. VERDADE, LIBERDADE E ÉTICA
7.2. CIVISMO, PATRIOTISMO E VALORIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
7.3. RESPEITO AOS DIREITOS DE TODOS, S/PRIVILÉGIO DE QUAISQUER SEGMENTOS
7.4. ELIMINAÇÃO DE PRECONCEPÇÕES PREJUDICIAIS ÀS MINORIAS E AOS IDOSOS, SEM A EFETIVAÇÃO DE PRIVILÉGIOS
8. PRIORIZAÇÃO, ESTÍMULO E FOMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
8.1. CANALIZAÇÃO DOS ESTÍMULOS FINANCEIROS PARA EVENTOS CULTURAIS ACESSÍVEIS À MAIORIA DA POPULAÇÃO, CUJO ACESSO É HISTORICAMENTE RESTRITO
8.2. MAPEAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS REGIONAIS QUE DEVERÃO RECEBER PRIORITARIAMENTE UMA PARCELA DE ESTÍMULOS FINANCEIROS
9. ESTÍMULO E FOMENTO DA DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERIOR
9.1. EM PARCERIA COM O MIN EXT, FORMULAR UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E AÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS NO EXTERIOR
10. REAVALIAÇÃO DA BASE CURRICULAR
10.1. A BASE CURRICULAR DEVE ESTAR CONSENTÂNEA COM O FUNDAMENTO BÁSICO QUE É A ATRIBUIÇÃO DE PRIORIDADE FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO
10.2. A BASE CURRICULAR DEVE SE SUBMETER A DOIS PARADIGMAS: A DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA E A INTEGRIDADE DO PAÍS E DA NAÇÃO
11. PRÁTICA ESPORTIVA
11.1. SESSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA
11.2. ESTÍMULO AOS ESPORTES COLETIVOS
11.3. CRIAÇÃO DE EQUIPES EM CADA TURMA, PELO MENOS DE FUTEBOL, HANDEBOL, VÔLEI E BASQUETE
11.4. COMPETIÇÃO ANUAL
12. EFICÁCIA DO EMPREGO DOS RECURSOS FINANCEIROS
12.1. ELIMINAÇÃO DA CORRUPÇÃO (ESTIMADA EM 15%)
12.2. REDUÇÃO DA MÁ GESTÃO (ESTIMADA EM 25%)
13. AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS
13.1. AUMENTO REAL TODOS OS ANOS
13.2. AUMENTO MAIOR DO QUE A TAXA DO ORÇAMENTO DO PAÍS
Nota. Elaborar as ideias-força de C&T&I na mesma linha destas ideias-força.
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Revisão 1: 14/Abr/2018
Revisão 2: 21/Abr/2018
Revisão 3: 11/Mai/2018
Revisão 4: 22/Mai/2018
Revisão 5: 4/Jul/2018
Revisão 5: 4/Jul/2018
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Tudo isso é muito interessante e profícuo. Como as ideias estão em tópicos, falta detalhá-las, coisa que eu gostaria muito de contribuir. prof.carlosgomes@gmail.com
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