quinta-feira, 23 de maio de 2019

ONUVinci/2019 — Objetivo com paixão


Desde o 6º ano do ensino fundamental, a aluna Alessandra Rocha Ribeiro Souto tem participado da ONUVinci, um evento organizado anualmente pelo colégio Leonardo da Vinci para estudantes voluntários, com o objetivo de proporcionar-lhes uma simulação de atividades desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas.
Em 2015, a Alessandra foi a delegada do Paquistão e o tema em debate foi o Desenvolvimento de Energias Renováveis inserido no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Em 2016, ela se tornou a representante do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e tratou da Crise de Refugiados e seus impactos para a juventudeno contexto das deliberações do Alto Comissariado das Nações Unidas dos Refugiados.
Em 2017, ela foi destinada à representação da Eritreia no bojo do tema Limites de Israel e a Questão da Palestina, simulado no âmbito de uma desafiadora sessão do  Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em 2018, ela recebeu a missão de representar o Canadá nas discussões sobre o Acordo de Paris, uma vez mais, nas tratativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
No corrente ano de 2019, a Alessandra escolheu outra abordagem. Ao invés de participar de um determinado comitê que delibera em sessões de simulação de eventos da ONU, ela optou pela Agência de Comunicações, colimada com os objetivos de divulgação em meios impressos e eletrônicos das atividades em andamento. Nesse sentido, investida na condição de jornalista, está atuando junto ao comitê que tem a seu cargo os processos em curso no Supremo Tribunal Federal, com ênfase para a ADC número 44 e o cumprimento da sentença após a condenação em segunda instância. 
       Sua primeira atribuição foi elaborar o texto com a apologia da ONUVinci. O artigo que este modesto professor diletante — o que não elimina a condição de entusiasmado pai — considera brilhante, é apresentado a seguir.



ONUVinci — Objetivo com paixão
Alessandra Rocha Ribeiro Souto [*]
Ah, a ONUVinci...! É realmente um evento mágico, capaz de mover sentimentos, acelerar a pulsação e florescer paixões. Toda uma atmosfera de êxtase e encantamento existe e gira em torno dela, é uma verdadeira transformação. As pessoas sofrem metamorfoses, é verdade. Na abertura do evento, então, nem se fala. Parece a entrada para um universo novo, de imensa totalidade. 
Sempre amei andar e me deparar com todas essas pessoas e realidades a minha volta, tão diferentes do nosso cotidiano e de nossa zona de conforto. Em meio a tantos desafios, a tanto stress, a tantos debates e confusões, no final, sempre vale a pena. Mesmo que em meio a falha, ou a derrota, há sempre uma possibilidade de prosperar. 
Citando um clichê, é na adversidade que afloram as mais belas flores. E que belas são essas flores que a ONUVinci é capaz de gerar! Todos deveriam ter uma oportunidade de participar de um evento tal qual o nosso, que temos orgulho de chamar da maior simulação da América Latina. Vê-se delegados, jornalistas, advogados, senadores, deputados, líderes de guerra, generais, presidentes e representantes de toda ordem possível. Colegas que antes passavam despercebidos, agora concebem as mais potentes nações. Conhecidos detém em suas mãos os maiores poderes de um comitê. Desconhecidos tornam-se os melhores oradores que você já viu durante sua vida. Companheiros presidem longas sessões e tornam-se a voz da razão do comitê. Amigos passam a dar rumo a discussões e debates fervorosos, que podem decidir o futuro da humanidade. 
E você, caro leitor? Qual é o seu papel em meio a tudo isso? Como você, por ter tomado a inciativa, por participar e por simplesmente estar aqui, irá fazer do evento  uma simulação muito melhor? Como você conseguirá fazer desse momento um dos melhores da sua vida? Como você fará dessa simulação o melhor que já deu de si? Como? Nunca fez tanto sentido a frase lema da ONUVinci: “É necessário que o mundo depois de ti seja algo melhor porque tu viveste nele”, de Robertson Stanley.  O mundo precisa disso mais que nunca. E é desde um simples evento, como uma mera simulação, que se dá os primeiros passos para essa mudança ser vista. É necessária uma evolução não só física, como se vê na oratória, mas mental, que vai muito além da resolução de problemas de trabalho em grupo. O objetivo da ONUVinci deveria ser, sempre, o objetivo nosso de cada dia e o modo no qual deveríamos viver a vida também.


[*] Alessandra Rocha Ribeiro Souto
Tem 15 anos. É aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Leonardo da Vinci, Asa Norte/Brasília-DF. 
Antes de completar 8 anos, publicou dois livrinhos: ‘Um lindo dia de sol’  e ‘O dia e a noite e outras historinhas’.
Conquistou a habilitação em inglês na Casa Thomas Jefferson. 
Foi laureada com o diploma de Melhor Delegada da ONUVinci/2015. 
Em 2015, recebeu o diploma do Projeto Liderança Reflexiva na Escola, por ser a líder de sua turma.
Em 2016, concluiu o 4º período do 7º ano , com a láurea de Estudante Destaque.
Em 2016, conquistou o diploma de Aluno Vincipelo elevado desempenho no 7º ano.
No 1º semestre/2017, realizou o Curso de Primeiros Socorros (NSC First Aid Course), com certificação do National Safety Council, entidade dos Estados Unidos.
No 2º semestre/2017, realizou o Curso de Emergências Médicas (NSC CPR Course), com certificação do National Safety Council, entidade dos Estados Unidos. 
Em 2018, conquistou o certificado de Liderança Fundamental II, conferido por ter sido eleita líder de sua turma.
Em 2018, concluiu o 1º semestre do 9º ano, com a láurea de Estudante Destaque.
Foi laureada com o diploma de Melhor Delegada da ONUVinci/2018.
É praticante de piano.
______________________________
______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário